quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Como desenhar mãos

Oi!

Neste tutorial vou falar sobre mãos, um assunto que muitos que estão começando a desenhar tem dificuldades (inclusive os já veteranos!).
Primeiramente, devemos analisar a mão mais profundamente, como funcionam as dobras e onde elas acontecem, qual a estrutura, tamanhos etc. Como todos sabem, a estrutura principal das mãos são os ossos, que são revestidos pelos materiais mais "moles", vamos por assim dizer, até termos por fim a superfície, ou seja, a pele.


Vou tratar do assunto já direto, partindo do osso e já chegando na estrutura completa.


Podemos destacar alguns pontos importantes, como descrito no esquema abaixo.

As partes destacadas em vermelho são os ligamentos dos ossos que nos permitem fazer todos os movimentos possíveis. A parte em azul é uma área que não sofre deformação, a não ser em alguns casos que ela pode sofrer uma leve curvatura. A parte verde é uma região que nos permite mexer o polegar de formas mais variadas que os demais dedos, o que nos permite por exemplo, pegar objetos. 
Observe em sua própria mão como ela funciona! Isso ajuda e muito a você entender como que se desenha mãos sem erros estruturais!

Observe como eu preenchi o esqueleto anterior.

Veja abaixo mais exemplos com a mão em outra posição. Perceba como se dá a inclinação dos dedos.

Isso não significa que sempre que você for desenhar mãos você deva fazer o esqueleto como base. Esse estudo do esqueleto serve para você entender como que a mão funciona, vamos por assim dizer.

Desenhando!

O truque para se desenhar mãos, é entender a estrutura tridimensional envolvida. Nos exemplos acima, sempre que eu preenchi os ossos, risquei cada "pedaço" do dedo como se tivesse uma estrutura cilíndrica.




Tente copiar esses exemplos e pratique bastante!! Invente outras posições também, use sua mão como referência.
 Como primeiro tutorial de mãos, creio que está razoável =). É um mundo muito grande a se explorar, pois existem muitos tipos de mãos, sejam gordas, magras, pequenas, grandes, etc. Sem contar os estilos (por exemplo, o Cartoon, que te permite fazer mãos mais livres de detalhamento e proporções reais))! E como eu já disse muitas vezes, você tem uma infinidade de referência pra praticar, seja sua própria mão, usando até um espelho dependendo da visão que você quer, e uma fonte quase que inesgotável que é a internet, só de digitar "mão", ou "hand" (fica a dica, sempre prefiro pesquisar em inglês, teste os dois e veja a diferença!), logo vem uma infinidade de mãos de diversos tipos.

Obrigado pela atenção. Espero que tenham gostado deste tutorial e por favor, qualquer crítica, dúvida e sugestão é só comentar ou preencher o formulário lá em cima em "Contato"!! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© 2014 Desenhando o sete Todos os direitos reservados.
Criado por: Ronaldo Lucena.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo